Google: 20 anos que mudaram a internet

google-2883902Uma das maiores (talvez a maior) empresas da internet fez 20 anos de existência recentemente e nós não poderíamos deixar de falar dela aqui. Fundada em um dos
dormitórios da Universidade de Stanford, a Google começou em 1996 quando Larry Page e Sergey Brin, com a ajuda de Scott Hassan e Alan Steremberg, desenvolveram um buscador chamado “BackRub”, que significa “massagem nas costas”. Para sorte deles o projeto mudou de nome e a versão teste foi para o ar se chamando “Google Search Engine”. Nela, as pessoas poderiam fazer buscas por conteúdos dentro da base da Universidade ou em toda a web. Com o domínio “google.stanford.edu”, eles investiram em um data center feito com peças de LEGO que ficava no dormitório do Larry.

O projeto caminhava bem, mas ainda era só um projeto. Ele chegou a ser apresentado a diversos investidores, um deles foi David Filo, co-fundador do Yahoo!, porém a maioria decidiu não apostar na ideia. Anos depois, qualquer um desses investidores provavelmente gostaria de voltar atrás e pagar para ver o projeto crescer. Page e Brin continuaram o Google por conta própria e em 1998 divulgaram tudo para o mundo. Em 4 de setembro do mesmo ano a empresa se tornou, formalmente, a Google Inc., deixando o dormitório de Larry Page e indo para a garagem de Susan Wojciki, em Mountain View, na Califórnia. Susan, inclusive, hoje é CEO do YouTube.

Linha do Tempo

– Em 2000, a Google começou a monetizar o seu serviço com o AdWords, que é uma plataforma que faz anúncios associados às palavras-chaves de busca. Elas são vendidas por um lance de preço por clique.

– Em 2004 a empresa se uniu ao Orkut, a qual, pelo menos no Brasil, foi a primeira rede social a ter um grande boom. No mesmo ano o Gmail foi criado e a Google teve sua primeira oferta pública de ações.

– Em 2006, a empresa comprou o YouTube por US$ 1,6 bilhões.

– Em 2011, Larry Page tornou-se o CEO da companhia e Eric Schmidt o presidente.

Influência

larry-page-sergey-brin-e1439245928232
Larry Page e Sergey Brin, fundadores da Google

A Google já faz parte de nossas vidas. Sem perceber, cada vez se torna mais comum dar uma “googlada” e achar aquilo que estava procurando, encontrar um bom lugar para comer, o endereço do local que você quer ir no sábado à tarde, tirar uma dúvida de português. A companhia já se tornou tão influente que muitos, facilmente, a confundem com a internet. A grande sacada da empresa foi desenvolver um algoritmo inteligente que, para cada busca, entrega os resultados mais relevantes para cada usuário. Hoje a Google criou um sistema que fomenta milhões de negócios online.

Porém, é preciso também perceber que a hegemonia tem seus lados obscuros. A companhia se tornou tão grande e influente que quase não possui concorrência. E, em qualquer área, é muito perigoso deixar todo o poder nas mãos de uma única pessoa, de uma única empresa. A Google acaba tendo o “monopólio da informação” e, com isso, é possível manipular muita coisa.

Se a Google é mocinha ou vilã só o tempo vai dizer, mas a história de sucesso da companhia é inegável e também é impossível deixar de admitir que ela facilitou
nossas vidas de uma maneira tão absurda que hoje já é bem difícil imaginar o que nós fazíamos quando ela não existia.

E aí, qual sua opinião sobre a Google? Mocinha ou vilã?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: