A tecnologia na luta por dias melhores na política brasileira

As eleições estão aí. No próximo domingo, dia 7 de Outubro, milhões de brasileiros e brasileiras sairão de casa para escolher novos representantes do povo para a Câmara dos Deputados (Estadual_89811780_951596-15032015-_wdo5060 e Federal), Senado (este ano votaremos em dois representantes) e Presidência da República. O Brasil tem enfrentado tempos difíceis na política. Novos esquemas de corrupção e lavagem de dinheiro são descobertos todos os dias, instituições públicas sofrem com falta de verba, cidades estão cada vez mais maltratadas pela falta de cuidado público e fica cada vez mais difícil acreditar naquilo que os políticos prometem ou dizem sobre si mesmos. Porém, há uma esperança no fim do túnel.

A tecnologia, se usada por mentes que querem produzir o bem, é capaz de iniciar um movimento que pode mudar a realidade política e social do Brasil. Nós da A2 fizemos uma busca por aplicativos e iniciativas que estão tentando fazer deste país um país mais justo e encontramos opções de colocar um sorriso no rosto. Aqui em baixo você vai encontrar a “lista da transformação”, a qual trás para você apps que ajudam na fiscalização do seu candidato, iniciativas contra a corrupção e que ajudarão você a descobrir qual candidato mais se aproxima da sua ideia de “Brasil ideal”.

Screenshot_20181004-143831_1
“Monitora, Brasil!” permite que você veja gastos dos Deputados

1. Monitora, Brasil!
Este é um app que permite que você monitore o que os Deputados Federais estão fazendo na Câmara dos Deputados. Ele combate a corrupção e torna a política mais transparente. Além disso, disponibiliza algumas ferramentas para mostrar a população, de maneira simples, os projetos em que os políticos estão e estiveram envolvidos. Na tela inicial, por exemplo, é possível ver algumas curiosidades sobre alguns deputados, o número de faltas do dia na Câmara, gastos suspeitos, políticos investigados na Lava Jato e o ranking de gastos dos Deputados Federais.

2. CoDeputado
Essa é uma ideia que, segundo alguns especialistas, pode mudar o cenário político brasileiro e mundial. O CoDeputado é descrito em seu site como um movimento da sociedade civil que tem como objetivo compartilhar um mandato do Poder Legislativo. Liderado por Leonardo Secchi, professor de Administração Pública da Universidade Estadual de Santa Catarina (UDESC), doutor em Ciência Política e, agora, candidato a Deputado Estadual, a proposta da iniciativa é reunir mil cidadãos catarinenses para fazer uma campanha eleitoral compartilhada, uma vitória compartilhada e o exercício do mandato no poder legislativo compartilhado. Como isso funcionaria? A cada decisão que precisar ser tomada, os CoDeputados poderão debater a melhor escolha pelo aplicativo “Nosso Mandato” (do qual falaremos a seguir) e definir qual será o posicionamento do Leonardo Secchi. Cada um deles terá a fração de 0,1% do poder decisório do mandato, poderá submeter projetos de lei, acompanhar a tramitação e ter transparência imediata das ações e decisões do mandato. Por enquanto, apenas Leonardo Secchi apresentou esta opção para a população, mas se der certo pode ser que a gente veja ainda mais CoDeputados espalhados pelo Brasil.

3. Nosso Mandato 

Screenshot_20181004-150005_1
“Nosso Mandato” permite cobrar por melhorias no seu bairro

Este aplicativo é fruto do Instituto de Inteligência Política, o iipolítica, que foi criado com o objetivo de contribuir para o aperfeiçoamento da democracia e das instituições políticas brasileiras. Para ajudar nesta difícil jornada, eles criaram o Nosso Mandato, o qual ajuda a tornar a política mais transparente, democrática e participativa. Ou seja, do jeito que a gente gosta. O app é voltado para atender as demandas da população e defender os interesses públicos. A plataforma, porém, requer que políticos se cadastrem e tornem-se disponíveis para o eleitorado. Por isso, hoje o Nosso Mandato tem apenas alguns deputados disponíveis e apenas eleitores de São Paulo, Santa Catarina e Minas Gerais conseguem utilizar o app hoje. Porém, quem sabe com o tempo e um pouco de insistência consigamos ter todos os políticos eleitos nesta plataforma que nos permite marcar reuniões, sugerir projetos, ver orçamento, indicar áreas na comunidade que precisam de melhorias, etc. Este app tem a capacidade de tornar o mandato não apenas uma conquista pessoal, mas algo realmente voltado para a sociedade.

4. Meu Vereador 
Desenvolvido pelo Vereador Gabriel Azevedo, de Belo Horizonte, o “Meu Vereador” foi feito tendo como base o app “Nosso Mandato” e tem, basicamente, as mesmas funções. A única diferença é que ele foi criado direcionado para o mandato específico de Azevedo e, segundo algumas reportagens, o vereador realmente atende o desejo de seus eleitores e, por diversas vezes, já deixou de seguir o voto de seu partido em decisões importantes na Câmara. Quem sabe, no futuro, temos mais políticos que possibilitam e facilitam a fiscalização por parte de seus eleitores e escutem mais aquilo que eles têm a dizer. Parece que a tecnologia tem tornado este sonho cada vez mais real.

5. Unidos Contra a Corrupção 
Esta é uma “coalizão”, segundo o movimento, formada por ONGs, movimentos e instituições sem vínculos partidários, com atuação reconhecida no Brasil e que representam a sociedade civil. A proposta é mobilizar, discutir e propor meios de implementação das Medidas Contra a Corrupção. A coalizão busca combater a corrupção para além das diferenças, através da união e com espírito democrático. No site, você pode ver todas as instituições por trás dessa iniciativa e também pode assinar o manifesto para ter um país livre da corrupção. Além disso, é possível ter acesso a uma lista de políticos que mostra quais deles já assinaram o manifesto e estão, declaradamente, lutando contra a corrupção. Vale a pena dar uma olhada a posição de seu candidato em relação ao assunto.

6. Tem Meu Voto
Seria uma piada muito ruim dizer que o “Tem Meu Voto” tem o meu voto?! Brincadeiras á parte, a iniciativa disponibiliza um site que funciona como um Tinder político. Você cloca os seus dados e responde a seis perguntas. No fim, serão mostrados a você candidatos a Deputado Federal, Estadual e Senador que compartilham das suas ideias ou parte delas. Com tanta gente como candidato, às vezes é difícil saber em quem votar e o “Tem Meu Voto” com certeza pode te ajudar a decidir.

Gostou das dicas? Ficou mais fácil fiscalizar seus candidatos e escolher em quem votar. Você conhece algum app ou iniciativa que não falamos aqui? Conta para
a gente nos comentários!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: