Visual Studio Live Share

O destaque de hoje vai para uma ferramenta de desenvolvimento que nós da A2 passamos a utilizar com frequência e que é de um ganho imensurável para equipes como a nossa. Se você é desenvolvedor e participa de uma ou mais equipes que estão desenvolvendo projetos atualmente vale muito a pena dar uma conferida nessa dica.

A VS Live Share é uma extensão do Visual Studio Code que permite a colaboração em tempo real entre desenvolvedores, ou seja, você vai ter a habilidade de compartilhar uma sessão com alguém do seu time. Como assim? Conhece a opção de compartilhar um documento word online e editar com outras pessoas? Exatamente do mesmo jeito!! A diferença é que vocês irão editar o código juntos no VS Code ou Visual Studio da Microsoft. Sensacional, não é? Então vamos dar uma olhada em como funciona.

  1. Instale a extensão Live Share
  2. Inicie a transmissão
  3. Compartilhe o link

 

1. Instalando a extensão

Assim como acontece com as outras extensões a instalação da VS Live Share no VS Code é muito simples, na aba esquerda de opções clique em extensões ou pressione Ctrl+Shift+x e busque por Live Share, selecione a opção correta e clique para instalar.

Screenshot_4

 

2. Inicie a transmissão

Após a instalação vai ser necessário recarregar o VS Code (clicar na opção Reload To Activate) e em seguida fazer o login com sua conta para poder utilizar o Live Share. Ao entrar novamente a opção de compartilhamento pela Live Share já estará ativa na barra lateral esquerda (ver imagem abaixo) e você poderá iniciar uma nova sessão de colaboração clicando em “Start collaboration session…”.

img liveshare

3. Compartilhe o link

Na mesma hora o VS Code informará que o link para compartilhamento já se encontra no seu clipboard, e é só enviar para o(s) seu(s) companheiro(s) de equipe. Ao acessar o link eles já serão redirecionados para o VS Code com o Workspace compartilhado aberto. Por exemplo, abaixo a Ana Carolina já tem acesso ao meu workspace e já pode editar o código.

Screenshot_6

 

Pronto. Apenas com 3 passos você já pode compartilhar seu workspace através do VS Code e começar a programar de forma colaborativa. As aplicações são inúmeras, imagine o tempo que irá ganhar sem ter que se deslocar fisicamente ou compartilhar trechos de código separados sem contexto; arquitetar uma nova funcionalidade, discutir ideias ou dúvidas técnicas.

A extensão ainda dá a possibilidade de compartilhamento de servidores ou terminais, assim como a sessão de debug (para que você possa compartilhar o debug e o resultado de como está ficando no seu servidor), além disso você também pode limitar o acesso de outros participantes, caso não queira que outros editem arquivos específicos.

Enfim, já deu para perceber o quanto uma ferramenta como essa pode agregar ao seu trabalho diário. Você utiliza ou conhece alguma outra ferramenta para produtividade? Compartilha aí com a gente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: