Retrospectiva 2018: 7 fatos que aconteceram no mundo da tecnologia este ano

charles-deluvio-702833-unsplashEm 2018 aconteceu tanta coisa que parece que vivemos 3 anos em 1. Não sei se você lembra, mas alguns meses atrás nós estávamos torcendo com todas as nossas forças para o Brasil vencer a Copa do Mundo. Os 365 passaram em um estalar de dedos e nós preparamos uma retrospectiva para relembrar momentos importantes que tivemos na área da tecnologia este ano. Vamos lá:

1. Tesla no espaço
Você piscou e o Elon Musk lançou o seu foguete mais pesado ao espaço. A SpaceX, agência espacial privada do Musk, levou um Tesla Roaster a bordo do Falcon Heavy. O empresário disse na época que adorava essa ideia de ter um carro voando aleatoriamente no espaço e quem saber ser um dia “descoberto por uma raça alienígena milhões de anos no futuro”.A imagem de um carro no espaço realmente parece ser inacreditável.

tesla

2. Escândalos no Facebook
Semana passada nós falamos um pouco sobre isso aqui. Este ano não foi nada fácil para Mark Zuckerberg. Em março veio à tona a história de que a Cambridge Analytica teve acesso à informações pessoais de 87 milhões de usuários e usou isso em campanhas políticas. Essa foi a empresa que trabalhou na campanha de Donald Trump em 2016. Em 2018, Zuckerberg prestou depoimento para o Senado americano e perdeu executivos do alto escalão de aplicativos de propriedade do Facebook. A gigante da tecnologia também afirmou que hackers tiveram acesso a informações de 29 milhões de usuários e acionou o FBI.()A mais recente polêmica veio à tona pelo New York Times, que afirma que o Facebook deu acesso privilegiado aos dados dos usuários a mais de 150 companhias. O Facebook negou as acusações. Pois é, o ano de 2019 não vai ser fácil da Zuckerberg e cia.

hack-capital-568971-unsplash3. Movimento #MeToo chega ao Google
O ano de 2018 foi marcado pela luta contra a violência contra a mulher e o assédio sexual. A toda hora víamos anônimos e famosos surgirem com histórias tristes e impressionantes de violência psicológica e física. O MeToo, movimento internacional que envolveu diversas áreas da sociedade contra o assédio sexual, também chegou ao Google. Em novembro de 2018, funcionários da gigante do mundo digital saíram em protesto depois de saberem que a empresa abafou casos de assédio sexual de altos executivos, como Andy Rubin, criador do Android. Foi por esta causa que surgiu o protesto “Google Walkout for Real Change” que teve adesão de mais de 1.500 funcionários em todo o mundo.

4. Primeiro acidente fatal envolvendo um carro autônomo
Há 20, 30 anos era fácil imaginar carros que andavam sozinhos quando o assuno era o “futuro”. Chegamos em 2018 e essa iniciativa começa a dar sinais de que pode ser algo realmente possível. Porém, nem tudo são flores. Em 2018, a indústria de carros autônomos deu uma freiada quando, em março, um carro autônomo da Uber atropelou e matou um pedestre no Arizon. A vítima atravessava a rua mal iluminada quando o SUV o atingiu. Para especialistas, os sensores existentes no carro deveriam ter detectado a vítima, mas não foi isso que aconteceu. Será que veremos mais avanços nesta área ano que vem? Quais medidas de segurança serão implementadas?

anas-alshanti-169265-unsplash5. A inundação de Fake News
Um dos termos mais usados este ano foi “fake news”, atualmente é quase que impossível ver uma notícia na internet e nos grupos de whatsapp por aí e não pensar “será????!”. A capacidade de reprodução e viralização dessas notícias mobilizou grupos de estudos, companhias, organizações no mundo inteiro para estudar o fenômeno e levou o Whatsapp a agir. Inclusive, as eleições brasileiras – e relacionamentos – foram muito afetadas pelas tais Fake News.

6. CFO da Huawei é presa no Canadá
Essa notícia estampou quase todas as homes de sites de notícia e também foi pauta em noticiários televisivos. A já estremecida relação entre China e Estados Unidos ganhou um novo capítulo neste ano quando, em novembro, Meng Wanzhou, diretora financeira da Huawei, foi presa no Canadá sobre a acusação dos Estados Unidos de que ela teria enganado bancos sobre a relação entre Huawei e a Skycom, empresa que fez também negócios com o Irã. Meng foi detida no início de dezembro e liberada dia 12 deste mês, após pagar uma fiança de 7,5 milhões de dólares à justiça canadense. Ela agora responde às acusações em liberdade.

7. StartUps brasileiras passaram a valer mais de US$ 1 bilhão

De modo geral, 2018 foi um bom ano para as startups no Brasil e nada melhor que terminar este post com esta notícia. Segundo levantamento da ABStartups, há atualmente no país 10.200 startups ativas, um número 20% maior que em 2017.
A onda de investimentos e lucros foi tão boa que cinco startups brasileiras entraram para o seleto grupo de jovens empresas digitais que valem mais de US$ 1 bilhão de dólares. São elas: 99, PagSeguros, Nubank, Stone e iFood. Em 2019, a expectativa é que esse número aumente.

 

Este foi um ano bastante intenso, com acontecimentos bem marcantes. Também foi um ano de recuperação de economia aqui em nosso país, o que deu oportunidade
para alguns avanços na área tecnológica. Nos próximos anos a expectativa é os avanços aconteçam de forma cada vez mais rápida e eficiente e nós estaremos aqui
para contar tudo para vocês! E aí, o que você achou da nossa lista? Que acontecimento você acha que foi importante e deixamos de fora?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: