Entrega contínua pode dar mais qualidade ao seu produto

rawpixel-579264-unsplashCrescer, desenvolver com qualidade e segurança são características desejadas pelas empresas das mais pequenas até as maiores. No mundo que vivemos hoje, que tem grande parte de seu funcionamento em códigos, isso é cada vez mais verdade e boa parte do processo passa pela indústria de software. Como dar crescimento com qualidade? É por essas e outras perguntas que o tema do post de hoje é Continuous Delivery, ou no bom e velho português, Entrega Contínua.

A Entrega Contínua já é algo adotado por muitas empresas e equipes de software no mundo inteiro. Aqui na A2 ela nos ajuda a entregar produtos de qualidade de forma mais rápida. Mas, o que é essa tal de Entrega Contínua? O nome já diz muita coisa, mas, basicamente, ela é a habilidade de você ou sua empresa conseguir entregar valor continuamente.

 

É uma filosofia adotada, em grande parte pela indústria de software, como dissemos antes, mas também pode ser adotada em diversos setores, como o Marketing. Para explicar melhor: vamos supor que a sua empresa tem um projeto de um sistema mobile para ser entregue. Sim, você poderia completar todos os processos e entregar o produto X pronto para o cliente e depois ir lidando com erros, bugs, ajustes etc. Mas, na Entrega Contínua, você montaria um cronograma com entregas periódicas de uma ou mais funcionalidades para que o cliente teste cada uma delas e o produto final seja concluído com mais qualidade.

entrega-continua-continuous-delivery

De acordo com o blog Runrun.it Entrega Contínua é:

“Uma abordagem de engenharia de software em que as equipes produzem em ciclos curtos, garantindo que os softwares possam ser lançados a qualquer momento e de forma confiável. Destina-se a criar, testar e liberar software mais rapidamente e com maior frequência.”

Como é possível entregar valor continuamente? Tendo um processo automatizado, produzindo a habilidade de puxar bugs fixos, novas features e qualquer coisa para a produção de uma maneira automatizada e sustentável. O produto final da Entrega Contínua é a qualidade, ela é o que move todo o processo. E essa qualidade é baseada em testes (de unidade, integração, de contrato, depois do deploy de aplicação etc). Mais testes produzem mais feedbacks e mais feedbacks produzem um produto de maior qualidade.

Simplificando – Projeto de um sistema mobile com entrega contínua:

Funcionalidades

  1. Cadastro de clientes;
  2. Relatórios de clientes;
  3. Push Notification;
  4. Agenda de compromissos.

Montamos, então, uma entrega periódica de uma ou mais funcionalidades para que o cliente faça os testes e aprove o que foi feito. Por exemplo:

Entrega 1: Cadastro de clientes + exportação de relatórios;

Entrega 2: Possíveis ajustes necessários da entrega 1 + push notification.

Aqui na A2 a entrega contínua é uma de nossas marcas e, por isso, temos produzido produtos com funcionalidades cada vez melhores e mais completas. Sua empresa trabalha com entrega contínua?

 

Um comentário em “Entrega contínua pode dar mais qualidade ao seu produto

Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: