Os benefícios do Manifesto Ágil para a sua empresa

rawpixel-570911-unsplashNo nosso post passado nós falamos sobre Entrega Contínua e nesta semana vamos continuar na mesma vibe. Você sabe o que é o Manifesto Ágil? Não? Sendo curto e direto, o Manifesto Ágil é um método de desenvolvimento de software. Porém, ele pode ser muito mais que isso porque abrange pontos que são de extrema importância para a gestão de negócios em qualquer área nos dias atuais.

Esse grande boom digital de transformação vem mudando o modo como muitas empresas (grandes, médias ou pequenas) são geridas. Juntamente como o avanço da tecnologia, as práticas do mercado têm sido entregar cada vez mais valor ao cliente de forma otimizada, transparente e colaborativa. Partindo deste princípio, o  Manifesto Ágil seria uma ótima solução para entregar um produto cada vez melhor para o seu cliente e criar uma filosofia nova e mais eficiente na sua empresa.

De onde veio o Manifesto Ágil?

O ano é 2000, enquanto muitos escutam Green Day, 3 Doors Down com uma pitada de pagode (vide Travessos), um grupo de líderes da comunidade do Extreme Programming se reuniu em Oregon (USA) para debater sobre o XP e o Lightweight Methods (Métodos Leves), que na época eram os métodos de desenvolvimento de software que estavam no auge. Acabou-se decidindo que o segundo exigia muita burocracia e que, por isso, o primeiro seria melhor opção. Porém, um grupo percebeu que havia um gap entre os dois métodos.

Então, Robert Cecil Martin, também chamado de Tio Bob, resolveu organizar uma nova reunião em Utha para debater os “métodos leves”. Depois de algum tempo de reunião, ele e mais 17 participantes resolveram iniciar a divulgação do desenvolvimento ágil de softwares. Depois de diversos ajustes e de perceber que os Métodos Leves não eram mais uma opção, o Movimento Ágil (“Agile”) foi definido como a nova abordagem para o desenvolvimento de softwares. A partir dali o Agile não era mais método, mas uma filosofia na qual a indústria de software, em boa parte, passaria a se basear.

Image result for manifesto ágil

Os 4 valores

O Movimento Ágil foi criado estabelecendo 4 valores e 12 princípios. Aqui, nós falaremos sobre os 4 valores e você pode conferir os 12 princípios aqui. Vamos aos 4 valores:

  1. Indivíduos e interações mais que processos e ferramentas: mesmo que as ferramentas sejam de excelente qualidade, o que faz um bom produto é o trabalho em equipe. As ferramentas trabalham para a equipe e não o contrário.
  2. Software em funcionamento mais que documentação abrangente: desenvolvimento de sistemas que sejam simples, autoexplicativos e que gerem valor para o cliente sem que ele precise ler documentações extensas para o entendimento completo. A documentação é necessária, mas a documentação demasiada não. Menos burocracia e mais valor.
  3. Colaboração com o cliente mais que negociação de contratos: é preciso ter interação constante com o cliente. O seu cliente é quem mais sabe o que deseja e ele pode te dar feedbacks para facilitar o seu trabalho.
  4. Responder a mudanças mais que seguir um plano: esse ponto fala muito sobre Entrega Contínua. A construção de um projeto se torna mais fácil trabalhando com interações curtas e pequenas entregas, o trabalho se torna mais conciso e permanente. Se houver alguma mudança, a perda de tempo será minimizada. Uma equipe mais adaptável gera mais valor para o cliente e mais valor para o cliente, como diz a Entrega Contínua, é o objetivo.

Esses valores podem ser aplicados em qualquer área da sua empresa e, inclusive, na empresa como o todo. Entregar mais valor para o cliente levará mais valor para você. É isso que o Manifesto Ágil pode te ajudar a construir.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: