A tecnologia dos “Vingadores” é possível?

vingadores

No dia 25 de Abril chegou o cinema o mais novo e último filme dos Vingadores. A saga, que começou a 11 anos atrás, já é um dos maiores sucessos da história do cinema arrecadando US$ 1,2 bilhões em apenas um fim de semana. Exatamente. “Vingadores: Ultimato” também já é o filme mais comentado de todos os tempos no Twitter. Se você ainda não viu o filme, deve estar fugindo dos spoilers todas as vezes que entra na internet, mas se você já assistiu à última aventura de Capitão América, Homem de Ferro e Cia sabe que realmente é um baita filme.

Os filmes de super-heróis sempre chegaram ao público para mostrar não só uma aventura, mas também uma série de invenções tecnológicas que nos deixam sonhando com um mundo onde tudo aquilo seria possível. Como o uso da inteligência artificial nos filmes do Homem de Ferro, ou o metal indestrutível (vibrânio) nos filme do Capitão América e Pantera Negra. A lista é imensa. Por isso, aproveitamos o sucesso de Ultimato para falar um pouco da tecnologia nesse universo de super-heróis e heroínas.

06125257863094

Armadura do Homem de Ferro:

Seriam as tecnologias do mundo Marvel possíveis? Obviamente que seria possível chegar a um resultado semelhante, mas nada comparado ao que vemos no cinema e mesmo isso só seria possível com alguns anos de estudos. A armadura do senhor Stark tem várias tecnologias acopladas a ela e algumas delas provavelmente precisariam de décadas para serem desenvolvidas apropriadamente. Na verdade, já existem hoje os chamados exoesqueletos que dão uma força extra e até fazem a pessoa levitar, mas isso, por enquanto, é o mais perto que estamos chegando da armadura do Homem de Ferro por agora.

Metais indestrutíveis:

Este não é possível nem de longe (a não ser que algum país por aí esconda essa riqueza haha). O vibrânio original de Wakanda, terra do Pantera Negra, no mundo Marvelé um metal indestrutível e que absorve energia. Mas temos opções no mercado como o nano diamante e o tangustênio que assim como o vibrânio da ficção conseguem absorver energia e emitir a energia absorvida.

Inteligência Artificial:

A inteligência artificial, na verdade, já vem sendo usada em várias áreas há algum tempo aqui no mundo real onde todo mundo tem conta para pagar. Formas mais avançadas de uso já estão sendo estudadas e provavelmente serão implementadas no nosso cotidiano em poucos anos, mas de acordo com especialistas, uma inteligência artificial tipo o Ultron (que ferra a vida de todo mundo no segundo filme dos Vingadores) poderia sim começar a ser desenhada hoje, mas segundo os próprios cientistas isso seria um baita risco…então, melhor não brincar com fogo!

Invisibilidade:

Essa é uma característica comum entre os herois e já é possível hoje. Sim, é possível. A Universidade de Rochester desenvolveu uma capa/dispositivo que faz com que coisas se tornem invisíveis. Massa, né?!

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: