Patinetes invadiram a cidade

Há algum tempo as grandes cidades têm percebido a grave situação da mobilidade no Brasil. O problema, claro, não é um problema apenas tupiniquim, é um problema mundial. Grandes empresas como Itaú e Bradesco, por exemplo, decidiram investir no problema e colocaram nas ruas bicicletas disponíveis para aluguel. A iniciativa funciona em várias cidades do Brasil e têm ganhado novos capítulos.

Com a mesma raiz, começou a surgir no Brasil o aluguel de patinetes elétricos por aplicativo. A mania já tomou as ruas, mas ainda tem muita gente que nem imagina que que esses objetos que antes eram totalmente voltados para o lazer, hoje podem sim ajudar na mobilidade da cidade. Esses aplicativos mostram que existem sim maneiras criativas de contornar problemas contemporâneos e a tecnologia pode nos ajuda muito em relação a isso. Atualmente, os serviços presentes no Brasil são: Grin, Yellow, Tembici e Scoo.

Por enquanto, apenas cidades como Brasília, Belo Horizonte, Curitiba, Goiânia, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Florianópolis, São Paulo, Santos e Vitória possuem o serviço. Para utilizar um desse patinetes elétricos é bem fácil:

  1. Você instala o app do serviço em seu smartphone e cadastra o seu cartão de crédito para pagar as viagens;
  2. Depois, você encontra o patinete mais próximo e destrava com o QR code;
  3. É só começar a andar!

Por conta do alto uso do patinete em algumas cidades, o governo já tem pensado em uma regulamentação. Porém, por enquanto, você só precisa ser maior de 18 anos (menores devem estar acompanhados). Eles têm velocidade máxima de 20 km/h e levam a carga máxima de 110 Kg. Ah, só mais uma coisa: normalmente, o horário de utilização vai das 8h às 22h (isso pode mudar de cidade para cidade)!

grin-scooters-1170x798GRIN (Android e iOS)

A grin é uma empresa mexicana que já está em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Florianópolis, Porto Alegre, Santos e Curitiba e tem como parceiro o Rappi. Sim, é possível contratar através do Rrappi.

Ao começar a usar o patinete, é cobrada uma taxa inicial de R$ 3, válida para os três primeiros minutos, e depois são cobrados R$ 0,50 para cada minuto adicional.

YELLOW

A Yellow começou oferecendo o serviço de aluguel de bicicletas e depois apresentou os patinetes. Depois de instalar o app, você pode adicionar créditos à conta, e assim encontrá-los para andar pela cidade. Além disso, é possível também transferir créditos para os amigos e garantir a companhia no passeio.

patinete-5986689

 

Carregadores

Além de serem uma possibilidade para a mobilidade e diversão, Yellow e Ggrin podem fazer você lucrar um dinheirinho extra. Como?

  • Primeiro é preciso baixar um dos dois apps;
  • Depois, identificar no mapa os patinetes com pouca bateria;
  • Então, o carregador deve recolher esses patinetes e leva-os para carregar no local de sua preferência (em casa, por exemplo);
  • E aí, é só aguardar o patinete ser recarregado, e devolvê-lo em lugares indicados pelo aplicativo;
  • A partir disso, o carregador recebe o valor combinado, de acordo com o número de patinetes que conseguiu recarregar.

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: