Como ter uma equipe motivada?

annie-spratt-sggw4-qDD54-unsplashAno vem, ano vai e é difícil mesmo manter aqueles que estão na luta diária com você pelo sucesso do seu negócio motivados. Você tem um time que considera muito bom e sabe que eles, juntos, são capazes de fazer coisas muito massa. Abrimos aqui um parênteses para dizer que se você não gosta do seu time, alguma coisa está errada e esse problema precisa ser resolvido – e a solução nem sempre acaba em demissão. Mas o que fazer para manter esse time motivado e seguindo para o alvo? O que fazer para que a motivação fique mesmo quando o alvo parece já ter sido atingido?

1. Enalteça a colaboração
Dar a ideia para todo mundo que ninguém vence sozinho é fundamental. Se existe uma vitória, a vitória é de todos e não só de uma pessoa específica. O trabalho em equipe faz com que os trabalhadores permaneçam fiéis ao grupo e estreitem laços, o que faz com que eles se conheçam mais e, por isso, consigam caminhar juntos por mais tempo. Além disso, as melhores ideias acontecem quando as pessoas trabalham juntas.

2. Evite reuniões desnecessárias
Sério, tem alguma coisa mais chata do que estar em uma reunião desinteressante e que não diz absolutamente nada? Se essas reuniões sem sentido acontecem com frequência isso pode fazer com que a motivação do time caia. Antes de marcar uma reunião tenha certeza de que existe a real necessidade dela. Além disso, ache maneiras de repassar para os times aquilo que você quer sem precisar de uma reunião.

3. Ofereça oportunidades de desenvolvimento pessoal
Quando os funcionários sentem que são valorizados e que a empresa investe no seu crescimento, claramente, eles ficam mais motivados e têm um desempenho melhor.

4. Tenha um sistema flexível
É claro que regras são importantes, até porque sem elas é quase impossível chegar a qualquer resultado. Porém, é preciso sim dar um pouco de flexibilidade ao seu time para que eles trabalhem sempre no modo 100%. Por exemplo, um horário mais flexível para que eles descansem como achar melhor e mantenham o nível alto de energia.

5. Recompense o bom trabalho
Tenha certeza de que os funcionários sabem que você aprecia os esforços deles e percebe o trabalho que está sendo feito. Ter o seu trabalho reconhecido é quase que um selo de certificação que os chefes dão. Por isso, pode ser interessante ter em sua empresa um sistema de recompensas para os funcionários com melhor desempenho ou aqueles que cumprem as metas.

6. Ache um propósito
Para que o seu time caminha em uma direção, é preciso que você antes encontre essa direção. Para encontrar essa direção é preciso, primeiro, encontrar um propósito, o porquê da sua empresa existir e o porquê daquele objetivo existir. Nem precisa ser algo filosófico ou filantrópico, mas precisa ser algo que faça sentido para você e para o grupo que você lidera.

Gostou das nossas dicas? A tecnologia tem se tornado sim muito importante nas nossas vidas, mas ela só existe porque por trás dela existem times trabalhando dia e noite para que tudo ocorra bem.

Fonte: Kuvio Creative

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: