Whatsapp X Telegram: Qual é o melhor?

william-hook-9e9PD9blAto-unsplashRecentemente o Telegram ganhou as telas dos noticiários com o vazamento de mensagens trocadas pelo (na época) Juiz Sérgio Moro e procurador Deltan Dellagnol. Recentemente a liderança do aplicativo afirmou que não foi vítima de um hacker como parte da imprensa e autoridades estavam divulgando, segundo eles provavelmente o que causou o vazamento foi um malware. Do outro lado estava o whatsapp que pertence ao Facebook, companhia que já foi e ainda é alvo de investigações por ser acusada de vazamento de dados de seus usuários.

Independentemente do que é ou não verdade, o fato é que esses acontecimentos têm feito as pessoas se questionarem qual dos dois é o mais seguro ou o melhor app e é a isto que este post se propõe, dar a você, leitor, base para julgar que app você acha mais seguro e apropriado para você.

durovPor ser menos popular, o Telegram nem sempre é conhecido por todo mundo. Ele é um app desenvolvido por dois irmãos russos, Pavel e Nikolai Durov, o primeiro é empreendedor e o segundo é programador matemático. O fato de trazer consigo a imagem da Rússia causa arrepios em muita gente, mas a verdade é que o app foi bloqueado no país por ordem do governo por não permitir que ele tenha acesso às mensagens dos usuários. Pavel Durov deixou a Rússia em 2014, ganhou cidadania no
Caribe e foi morar em uma ilha com cerca de 55 mil habitantes. Atualmente, as operações do Telegram estão em Dubai. Pavel também foi o responsável pela criação da mais famosa rede social russa, o VKontakte (VK), e por isso começou a ser chamado de “Mark Zuckerberg” russo.

Falta segurança?

Especialistas no assunto afirmam que o Whatsapp é mais seguro que o Telegram. Segundo eles, o app de Zuckerberg possui criptografia por todo o lado, enquanto isso só acontece no Telegram quando um chat secreto é ativado. Em conversas normais tudo é armazenado na nuvem e qualquer pessoa (fazendo o login corretamente) pode ter acesso aquelas mensagens, enquanto no Whatsapp isso só é possível com a autorização
feita via smartphone. Então, aqui, é ponto negativo para o Telegram. É importante dizer que comparado ao Whatsapp, ele pode até perder neste sentido, mas isso não o faz um app inseguro.

Contatos

Ambos os aplicativos alimentam sua base de contatos de acordo com os números de telefone que as pessoas possuem em seu telefone móvel. Isso traz privacidade porque para estabelecer contato é realmente necessário ter o número da outra pessoa e isso também não requer conta nenhuma de e-mail. Além disso, os dois permitem a criação de conversas em grupo.

Multimídia

Aqui o Whatsapp é dono de tudo. As funcionalidades que o app adquiriu do Facebook supera todos os do Telegram, o qual ainda não tem, por exemplo, a possibilidade de gravação de mensagens de voz (o que muita gente acharia uma vantagem haha). Uma coisa legal que o Telegram tem é a permissão de buscar e enviar imagens diretamente da busca do Google.

Personalização, emoticons e visual

Os dois, assim como todos os outros apps de mensagens, possuem uma “cara” muito parecida. Isso é algo comum porque já é um modelo que os usuários estão acostumados. Os emoticons são quase que universais hoje, então também não tem como fugir muito do comum. No geral, é como dizem por aí: “cara de um, focinho do outro”.

Custo

O Whatsapp já chegou a cobrar usuários de iOS e isso continuou por alguns anos depois que Zuckerberg adquiriu o app. Mesmo que a cobrança tenha acabado e tenha sido de um valor muito pequeno, ela já existiu. Em contrapartida, o Telegram sempre foi gratuito e, segundo a empresa, funciona com doações dos usuários.

Plataformas

Por mais que o Whatsapp tenha versões para todo o tipo de plataforma existente, o Telegram é completamente baseado na nuvem, o que permite que o usuário tenha um acesso muito mais rápido e simples ao app.

Tirando as pequenas diferenças, Whatsapp e Telegram são praticamente iguais. Em ambas as plataformas, assim como em tudo na internet hoje em dia, nós precisamos tomar cuidado extra com a privacidade e com quem estamos permitindo que estre em contato com a gente e participe da rede que temos ali.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: