Entendendo o Facebook

630712-28-hidden-facebook-features-only-power-users-knowQuem trabalha com redes sociais, os marketeiros de plantão, os social media, sabe que o algoritmo do Facebook tira qualquer um de sério. Isso porque ele muda constantemente (quase que todo ano) e isso faz com que toda a sua estratégia para atingir o seu público alvo mude de água para vinho. Isso afeta não só a vida de quem trabalha com isso, mas também a vida daqueles que utilizam esta rede social e também aquelas que acabam recebendo essa influência porque pertence ao Mark Zuckerberg, como por exemplo o Instagram.

Mesmo em constante crescimento e com a chagada de cada vez mais usuários (mais de 60% doa brasileiros, por exemplo, estão na rede social), os números de engajamento vêm diminuindo rapidamente, o que fez Zuckerberg criar um novo algoritmo no primeiro semestre deste ano (2019). Segundo o seu comunicado, o Facebook tem o trabalho de
proteger a sua comunidade de abusos e ódio, agindo contra a interferência de países e assegurando que o tempo passado no Facebook é bem gasto.

A empresa decidiu mostrar para os usuários como o algoritmo funciona através de um recurso chamado “Por que estou vendo esta postagem?”, que explica como acontece a classificação das postagens dos amigos, páginas e grupos. O objetivo é dar mais controle ao usuário, já que sabendo como funciona, ele pode tomar uma ação em cima disso. Com isso, o Facebook passou a mostrar mais publicações de amigos e familiares no feed dos usuários do que publicações de marcas.

Impacto das publicações

No fim, o objetivo de Zuckerberg é fazer com que a qualidade do engajamento aumente. Mesmo que os números de likes e compartilhamentos diminuam, os que forem feitos terão mais qualidade e virão realmente do seu público que é engajado e gosta do que você posta e não apenas de pessoas aleatórias que não fazem parte do seu ciclo de amigos ou público-alvo.

1.nova-funcao-do-facebook-explica-algoritmo-que-organiza-o-feed
“Por que estou vendo esta postagem?”

Como lidar com este novo cenário?

Ainda que isso mude completamente como você constrói o seu conteúdo, é importante ter em mente que o algoritmo pode te ajudar a construir uma comunidade que realmente estão lá porque curtem o seu conteúdo. Se a sua empresa, imagine que ela é uma pessoa e que tem relacionamentos sendo construídos com várias outras, os melhores relacionamentos serão aqueles que têm interação mútua e não aqueles onde apenas um fala e o outro finge que escuta.

Com isso, produzindo conteúdo que gere mais interação dos usuários e sua também ajuda a aumentar o alcance das suas publicações porque o algorítimo entende que você sabe valorizar aqueles que estão por perto e, então, o caminho vai se abrindo para que mais amigos sejam encontrados. O importante é que você tenha em mente que o seu conteúdo precisa ser relevante e genuíno.

Além disso, se você tem uma empresa nas redes sociais, é preciso que você saiba que o seu crescimento será quase que impossível se você não investir em anúncios. É claro que a mudança provocada pelo gigante Facebook não se trata só de mais qualidade nas interações e vida dos usuários, ela mostra também que a empresa quer que você pague se quiser atingir um público maior, então é bom estar preparado para ter que desembolsar alguns reais.

Abra os seus horizontes

Por mais que esta seja uma realidade não só do Facebook, mas de outras redes sociais também, é muito importante que você não se limite ao que ele oferece. Abra os seus horizontes, experimente outras redes sociais, faça com que a sua marca esteja presente em outros locais, com outras oportunidades e até mesmo outra linguagem. Vá para o
Instagram, Pinterest, Twitter, Whatsapp, Telegram. Verifique qual o melhor canal para a sua empresa e utilize-o da melhor maneira possível.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: