Impacto das redes sociais na produtividade

É difícil hoje conhecer uma empresa que proíba o acesso às redes sociais. Se isso existir, saiba que não é o fim do mundo. Isso porque o relatório da “We are social” mostrou que o brasileiro passa, em média, 3h30 por dia nas redes sociais. A chande de alguns minutos dessas horas serem gastos no trabalho é imensa. Isso porque pesquisas dizem que muitas pessoas não conseguem passar mais de 10 minutos sem checar o celular. Uma pesquisa da Universidade Metodista de São Paulo também mostrou que a cada 1 hora, o empregado passa 15 minutos no celular. Ou seja, o seu momento de trabalho pode ser afetado pelo seu hábito de uso das redes sociais.

desperdicio-tempo-redes-sociais-trabalho-empresa-produtividadeVamos dizer que você esteja em um dia super produtivo, e aí você para uma tarefa no meio, dá aquela olhada básica no Instagram, olha uns stories, curte a foto da amiga e volta, mas volta sem saber onde tinha parado…aí fica difícil recuperar o mesmo ritmo ou manter o mesmo padrão. Por isso, é necessário que você se atente a este hábito e passe a ter regras sobre eles.

Fora do trabalho, ou até mesmo no trabalho, se tornou comum ter como escape as telas do celular naqueles momentos de desanimação, procrastinação, multi-tarefa. Uma notificação te dá ansiedade e sempre que o seu telefone treme, você instantaneamente corre para verificar o que está acontecendo. Por mais que seja normal, esse não é um comportamento saudável. Veja algumas medidas que você pode tomar e que podem te ajudar a ter uma vida mais saudável:

– Estabeleça horários específicos para olhar o celular, pode ser 3 vezes durante todo o expediente. Assim, você tem o seu momento de verificar o que está acontecendo, mas também não está fazendo isso sempre que pode. Por exemplo, verifique o celular às 10h, às 13h e às 16h. Além disso, estabeleça horários de descanso onde você pode levantar para se esticar, alongar o corpo e tirar os olhos da tela. Isso vai te ajudar a ser ainda mais produtivo.

– Para dormir melhor, decida uma hora específica para desligar o celular. Desligue-o e deixe os seus olhos e o seu corpo descansar. Ter boas noites de sono te ajuda a procrastinar menos, ficar menos ansioso e faz com que você renda melhor.

– Não passe todos os seus momentos fora do trabalho na frente de uma tela. Escolha um hobby, faça exercícios, saia com os amigos. Enfim, não fique em frente a uma tela nos seus momentos de descanso!

– Mantenha o celular no silencioso. Descubra a mágica que existe em não perceber que existem notificações que precisam ser verificadas. Não deixe que as notificações ditem o seu tempo.

– Desative as notificações dos aplicativos. Parece o fim do mundo, mas acredite, não é! Em alguma hora do dia (estabelecida por você), aquela notificação será verificada.

– Tenha educação e bom senso. Parece uma coisa óbvia, mas não é. Pergunte-se se aquela mensagem é algo que deve ser compartilhado mesmo, se aquela é a melhor forma de responder alguém. Pergunte-se se o grupo do trabalho é o melhor lugar para mandar aquela corrente, aquela imagem.

Administrar o seu tempo nas redes sociais é fazer com que você tenha mais produtividade com o que realmente importa no dia-a-dia. Como você tem feito isso? Você acha que tem conseguido administrar bem o seu tempo nas redes?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: