Segurança na internet para pequenas e médias empresas

O mundo online é uma dádiva quando bem utilizado. Ele dá ao seu negócio maior alcance, novas possibilidades e, às vezes, até uma nova identidade. Mas como tudo nessa vida, sempre existe o lado ruim da situação. A internet também coloca um alerta na sua empresa, isso porque uma vez que seu negócio está online e suas informações também, ele se torna um alvo fácil para os chamados “cyber crimes”, nome dado aos crimes cometidos no mundo do da internet.

kai-pilger-1k3vsv7iIIc-unsplashO governo norte-americano revelou em uma pesquisa feita em 2017 pelo seu sistema de segurança que o número de ocorrências de roubos digitais já ultrapassou o número de ocorrências de roubos em propriedades físicas nos Estados Unidos. De acordo com o Psafe, um laboratório especializado em segurança na internet, só no primeiro semestre de 2017 foram registrados 120,7 milhões de registros de crimes cibernéticos. Os dois principais crimes cometidos são: Ransoware e Phishing. O primeiro é a cobrança de valores por dados roubados e bloqueados, ou seja, é quase um sequestro. O segundo é a tentativa de roubar informações pessoais pela internet.

Foi para proteger a sua empresa de crimes como esses e outros que pensamos em escrever este post. Aqui estão algumas dicas que vão te ajudar a proteger a sua empresa:

1. Antivírus:

Pode parecer óbvio, mas é preciso de dizer que é muito importante para toda a sua empresa ter um bom antivírus que proteja o computador de todo mundo. Vale lembrar que existem as versões gratuitas que também têm a sua importância e que é sempre importante manter as versões atualizadas. Dicas de antivírus: Avast, AVG, McAfee, Bitdefender ou Kaspersky.

2. Controle de Navegação:

Todo mundo gosta de, de vez em quando, entrar em sites de entretenimento como Buzzfeed, 9Gag etc, mas eles sempre podem ter algumas surpresas desagradáveis. Então, bloquear o acesso a alguns desses sites talvez seja uma boa opção.

3. Proteja a sua WiFi:

Se você disponibiliza WiFi para os funcionários, é bom ter certeza de que a senha é forte o suficiente para impedir que estranhos tenham acesso a ela. Mude também as configurações padrão do roteador, para não permitir que ninguém mude informações importantes.

4. Tenha backup de todos os dados relevantes:

Faça com que todos os documentos e arquivos estejam acessíveis e seguros. É importante que tudo aquilo que for produzido pelos setores da sua empresa estejam em um local que possa ser acessado por você e também esteja protegido de possíveis bugs ou vírus que causem uma pane no computador. Uma boa alternativa é a utilização de programas como Google Drive e Drop Box.

5. Treine sua equipe:

Seja claro com a política de segurança que você está querendo criar, exponha os dados que te passamos aqui, fale para eles da importância de proteger aquilo que eles produzem para a empresa e também os seus dados pessoas. Faça com que eles troquem as senhas periodicamente e estejam sempre atentos ao que acessa.

Vale a pena pensar e repensar como anda a segurança da sua empresa para não ter dores de cabeça depois. Uma empresa segura assegura também o seu futuro.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: