Se dê valor: dicas para ser um freelancer mais organizado

ewan-robertson-fDsCIIGdw9g-unsplash.jpgMuitos pensam que trabalhar sozinho é fácil. Não é. Decidir seguir uma “carreira solo” não significa ter paz ou um trabalho leve. É bom lembrar que, sozinho, você assume o papel de todos os núcleos de uma empresa. Você é o financeiro, o RH, o design, o CEO. Acumular funções passa a ser a sua função. Mais do que independência, trabalhar como freelancer é um estilo de vida. Ter a disciplina para construir uma carreira bem sucedida é extremamente difícil – e até mesmo impossível – se não houver organização.

Não é que a organização é algo que você precisa, ela é o único meio possível para que você faça da melhor forma o que precisa ser feito. Mais organização significa mais clientes satisfeitos e todo mundo sabe que um cliente satisfeito abre muitas portas. Por isso, vamos as dicas de ouro:

1. Defina horários

Parece ser muito óbvio, mas nem todo mundo entende isso. Existe um horário do dia que você é mais produtivo e você precisa organizar a sua rotina para que neste horário você esteja trabalhando. Ainda que você diga que funciona melhor durante a noite, você pode organizar o seu dia entre 4h de trabalho pela manhã e 4h a noite.

Ou talvez você prefira trabalhar só pela manhã ou só a noite. Seja como for, o importante é que você trabalhe em horários que esteja produtivo e não sente em frente ao computador só para “bater cartão”. Trabalhando sozinho, ou você faz bem feito ou ninguém fará por você e aí é cliente insatisfeito e portas que se fecham.

2. Tenha uma agenda

Você precisa criar uma rotina e saber o que fará em cada dia. Isso te ajuda a ter mais foco, a se concentrar no que realmente importa naquele momento e a seguir sem maiores distrações. Importante: talvez uma agenda física seja mais necessária do que você pensa. Ela vai com você para qualquer lugar e te ajuda a sempre ter à mão todas as informações de que precisa. Além disso, o fato de escrever algo já te ajuda a lembrar de muita coisa. Tenha uma agenda, anote suas reuniões, estabeleça uma rotina diária e siga sempre em frente.

3. Urgente ou Importante?

Existe uma imensa diferença entre os dois termos. Terminar um projeto no prazo correto é importante, ajustar algo que você fez de errado e deixou o cliente na mão é urgente. Separando essas tarefas e distinguindo cada uma delas te ajuda a estabelecer prioridades e com prioridades estabelecidas fica mais fácil ser bem sucedido naquilo que você está fazendo.

4. Ferramentas

Conheça ferramentas que podem te ajudar não só com a organização, mas também na comunicação com seus clientes e parceiros. Existem diversas ferramentas, como o Trello, o Monday e o Asana, que te ajudam a distribuir tarefas (se você tem projetos com outras pessoas) e organizar prioridades como falamos anteriormente. Existe também ferramentas de mensagens mesmo que dão um help na hora de se manter “on track” de todas as conversas que você tem com clientes e parceiros de projetos – o Slack é um exemplo disso.

kike-vega-F2qh3yjz6Jk-unsplash5. Tenha momentos para você

Mentes relaxadas e tranquilas conseguem ser mais organizadas. O caos da sua mente faz com que exista um caos na sua vida. Ter uma vida organizada, ser um profissional independente e organizado tem muito a ver também com a sua mente. Fazer exercícios, ter um hobby, fazer yoga ou ter um simples momento de tomar uma xícara de café e ler um bom livro no meio do expediente. Uma pausa que te ajude a observar o mundo à sua volta já é um respiro. Não se cobre tanto, tenha consciência do seu limite e siga em frente. A vida de um freelancer é mesmo bem puxada, mas ela pode ser muito massa se você souber aproveitar da melhor maneira possível.

Já viu o nosso post anterior? Não? Então, corre lá para saber quanto você deve cobrar pelo seu trabalho!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: