Se dê valor: como ser um freelancer?

Neste post vamos te mostrar que ser um freelancer é bem mais simples do que se pensa e, ao mesmo tempo, exige bastante resiliência daqueles que querem trabalhar para eles mesmos.

No primeiro post desta série nós falamos sobre como um freelancer pode definir o preço do seu trabalho, no segundo mostramos para você que para ser um bom freelancer é necessário ter organização e hoje vamos conversar sobre como ser uma dessas pessoas que trabalham por conta própria e conseguem sim viver com qualidade.

ali-yahya-V4BS2agsRYI-unsplashVocê já pode ter pego um job para um fim de semana, ou decidiu ajudar um amigo e começou a trabalhar em um projeto sozinho. Talvez você até já tenha amigos que são freelancers e viva se perguntando como pode fazer o mesmo. Mas, calma aí, o que seria um freelancer? Bem, eles são profissionais liberais que trabalham de forma autônoma, prestando serviços temporários para empresas e/ou pessoas físicas. Claramente é uma excelente saída para quem está tentando há tempos encontrar um emprego, mas não consegue!

Mas então, o que é preciso para ser um freelancer? Organização seria o primeiro passo, como falamos no nosso post anterior. O outro passo seria ter bons contatos, conhecer pessoas que te abram portas e te ajudem a encontrar caminhos alternativos quando as coisas não parecerem irem tão bem.

Freelancer tem que ter diploma?

Bom, em alguns casos sim. Se você é do ramo das engenharias ou contabilidade, é preciso sim ter um diploma de curso superior. Para outras áreas como social media e TI, a experiência e os cases de sucesso valem por um diploma. Mas é claro que ter um curso superior no seu currículo adiciona pontos a mais na hora de ser escolhido para um
job.

Sou freelancer, preciso ser um MEI?

O MEI é um microempreendedor individual e essa foi a forma encontrada pela legislação brasileira de fazer com que o crescente número de freelancers pudessem ser regularizados. Ou seja, se o seu objetivo é seguir como freelancer a longo prazo e oferecer um trabalho mais profissional, com CNPJ e tudo, o melhor mesmo é tornar-se um MEI.

Um comentário em “Se dê valor: como ser um freelancer?

Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: