Se dê valor: 5 coisas que todo freenlancer precisa saber

O último texto da nossa série sobre freelancer traz para você alguns pontos que são fundamentais para transformar um freelancer qualquer em um ótimo freelancer. Claro que os pontos que apontamos anteriormente são importantes também e, antes de prosseguir, é realmente importante que você tenha uma boa noção do que é ser um freelancer. Mas, se você já sabe exatamente sobre o que estamos falando, podemos seguir.

1. Vá além da sua localização

Uma das grandes vantagens em ser um freelancer é poder trabalhar de casa com qualquer tipo de empresa e onde quer que esta empresa esteja. Você pode muito bem estar em Recife e ter um cliente em Manaus, ou vice-versa. O importante é que você não se limite à localidade porque isso pode sim dar um grande “boom” na sua carreira.

2. Saiba as suas qualidades

Grande parte das empresas que decidem contratar um freelancer estão com uma deficiência naquela área específica e buscam alguém que realmente possa ajudar a mudar esse quadro. Se, ao ler as informações sobre a vaga, você souber falar das suas habilidades de um jeito que mostre à empresa que você é perfeito para aquele trabalho, você estará 50% dentro.

markus-spiske-Lt_tJO_tpaE-unsplash
Ser freelancer é uma aventura, mas aqui estão algumas dicas que podem te ajudar.

3. Tenha um portfólio

Não só físico, aliás, de preferência, tenha um portfólio online, uma página na Web dedicada apenas à apresentação do seu trabalho e de quem você é. Além disso, tenha também cartas de apresentação e portfólios no formato PDF. Sempre mostre os trabalhos que vão te aproximar de uma vaga e não apenas trabalhos bons que você fez.

Se você não tem a mínima ideia de como construir uma página para ser o seu portfólio, nós podemos te ajudar!

4. Comunicação é importante

Você precisa construir uma boa comunicação com o seu cliente, precisa ser claro na hora de dizer quanto o seu trabalho custa. Além disso, é preciso sim separar algum momento do seu dia apenas para responder clientes, ter reuniões, verificar se existe alguma resposta dos futuros contratantes. Ser um freelancer que tem uma má comunicação pode significar uma carreira bem curta nesta área.

5. O primeiro cliente sempre é o mais difícil

Se você decidiu se tornar freelancer há pouco tempo e ainda não conseguiu um job que te fizesse ter certeza de que você fez a escolha certa, fique tranquilo porque encontrar o cliente é a parte mais difícil deste novo mundo. Procure aperfeiçoar os pontos que falamos aqui, visite nossos posts anteriores e caminhe para frente porque existe espaço no mercado para você! Não desista!

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: