TI: Dicas para o futuro

O mundo da tecnologia muda o tempo todo e é preciso que líderes de TI, freelancers da área e líderes de equipes de TI saibam para que lado o futuro está guiando a tecnologia. Foi exatamente por isso que uma pesquisa feita pela Ovum UCC 2019 (iniciativa que que estuda ferramentas de comunicação e colaboração na área de Tecnologia) fez uma pesquisa que mostra quais serão as tendências que serão adotadas em 2020 e no futuro.

Para eles, existe uma aumento no uso da inteligência artificial e esse ponto continuará a se destacar no próximo ano. Aliás, IA será imprescindível para aqueles que quiserem seguir em frente. De acordo com Mark Strassman, VP Sênior da UCC da LogMeIn, os líderes de TI vão passar a ter cada vez mais espaço nos lugares de liderança das empresas e é preciso que eles passem a produzir tecnologia de ponta que seja também “simples de utilizar, fácil de adotar e também de gerenciar”.

Vamos às dicas:

Ferramentas de colaboração

Dos entrevistados, 73% mostraram interesse em ter mais avanços nas ferramentas de colaboração. A ideia seria construir uma plataforma que auxilie uma força de trabalho que está em constante mudança. Além disso, seria também levar em consideração o aumento dos funcionários trabalhando remotamente e também os nativos digitais da geração Z. Destes falamos no ponto a seguir:

Duas pessoas trabalhando em um time de TI
Flexibilidade no trabalho e estabelecimento da plataforma são os benefícios mais buscados pelos trabalhadores da área.

Os nativos digitais

Esses seriam aqueles da geração Z, geração esta que já nasceu com um celular na palma das mãos e com o “WWW” na ponta da língua. De acordo com a pesquisa, é preciso se antecipar a força de trabalho que já começa a vir da geração Z.

54% dos entrevistados afirmou está procurando implementar os softwares de colaboração e também as possibilidades de trabalho remoto e flexível para atender e atrair os nativos. Além disso, para 47% dos entrevistados é preciso contratar e investir em novos talentos e, para 45%, têm-se que buscar uma melhor experiência do usuário.

Vivendo o presente de olho no futuro

Um dos principais pontos da pesquisa mostra que é preciso sim buscar inovações para o mercado, mas também é extremamente necessário viver e trabalhar em cima daquilo que o mercado dita hoje. Mas para os líderes de UCC é preciso também ter também, igualmente, uma estratégia de transformação, consolidação de tecnologias e mais flexibilidade no trabalho.

Fora isso, também é preciso que a companhia saiba para onde está indo, em que direção quer se mover para evitar que projetos para o futuro se percam no meio do caminho.

Inteligência Artificial ainda guia a TI

Ficou muito claro também que cada vez mais os líderes de TI implementarão sistemas de IA e que esses sistemas serão cada vez mais desenvolvidos. A Inteligência Artificial continua tendo muita importância para a área de TI, mas ela deve ser cada vez mais pensada como algo que serve para aumentar a produtividade e a força de trabalho e não o contrário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: