5 Dicas de comunicação com o cliente

Se você é um pequeno empresário, empreendedor, se você faz a comunicação com clientes de uma empresa, é preciso saber que métodos você pode utilizar para que esta comunicação seja sempre melhorada. Foi por isso que pensamos em fazer este blog.

Hoje, daremos 5 dicas que você pode adotar agora para aperfeiçoar o contato com aqueles que usufruem dos serviços do seu negócio.

Use as ferramentas corretas

Talvez, uma das principais perguntas a ser feita para o cliente na hora de fechar o contrato seja: de que forma você quer que a nossa comunicação aconteça? Isso porque cada pessoa é uma pessoa diferente. Enquanto alguns preferem a comunicação via Whatsapp pu Slack, outros querem que tudo seja feito por e-mail e semanalmente.

Satisfazer o cliente na forma como a comunicação acontece provavelmente é o primeiro passo para um relacionamento bem sucedido.

Imagem mostra o slack, ferramenta de comunicação com o cliente.
É importante também saber por qual tipo de ferramenta o cliente prefere se comunicar.

Monitore a frequência

Existe uma quantidade exata de mensagens ou de conversas que você deve ter com o seu cliente por semana? Na verdade…não. A quantidade deve corresponder à urgência e à quantidade de projetos em andamento. É claro que sempre podem surgir imprevistos, mas já deixar ajustado com o cliente essa frequência vai facilitar o seu trabalho.

Esteja atento ao seu tom e saiba como dizer “não”

Tão importante quento falar algo é como falar algo. É preciso que você saiba que tom usar para cada situação. Além disso, mesmo se você for cobrar algo…é necessário saber que palavras deve usar para que nada seja entendido de maneira erradas. Lembre-se que mensagens de texto não possuem tom de voz.

Isso deve ser observado especialmente na hora de dizer não. Não é fácil dizer não para o cliente, mas às vezes é necessário e é preciso fazê-lo de forma respeitosa, explicando o porquê da decisão e também sempre deixando a porta aberta.

Observe as entrelinhas

O que o cliente diz que quer e o que ele realmente quer, muitas vezes, não são a mesma coisa. E é preciso que você consiga ler as entrelinhas e isso requer atenção constante ao que o cliente fala. Por exemplo, se ele diz que o site está “antigo”, juntando as informações da comunicação com ele pode-se chegar a uma conclusão melhor do que “antigo”.

Seja consistente

Esteja lá para o seu cliente. Mostre que você se importa e que você segue as regras que ele te pede para seguir. Durante a comunicação, faça ele se sentir único e valorize cada momento.

Seja consistente na sua comunicação para que eles saibam o que esperar. Quase ninguém gosta de ser surpreendido com aquilo que não espera, então…mantenha seu plano e faça ele se sentir bem com o seu serviço.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: